ONDE?


Para dar continuidade a realização do Sabacu da Arte no Sistema, manteremos a realização do evento no bairro Pirambu, ocupando os espaços:



  •  EITA - sede do grupo Teruá; 
  • Centro Cultural Chico da Silva;
  • Praça Nossa Senhora das Graças (antiga Praça do Chafariz); 
  • Ruas do bairro pirambu;
  • Calçadão do Vila do Mar;
  • Praça 
As apresentações, oficinais, aulas abertas, rodas de conversa aconteceram durante os meses de Maio, Junho e Julho nos locais à cima.

Você já conhece o Pirambu? Saiba mais sobre o bairro

SAIBA TAMBÉM COMO CHEGAR NESSES ESPAÇOS!



COMO CHEGAR



COMO CHEGAR NO EITA:
topic 54 - descer uma parada antes da avenida leste oeste, seguir andando pela pasteur(rua da parada) atravessar leste oeste e ir direto ate a rua nossa senhoras das graças, entrar a direita Fica em frente a padaria.
do terminal do antonio bezerra:
grande circular II ou antonio bezerra praia de iracema - pedir paradescer na escola flavio marcilio, pegar a av. pasteur e andar ate a rua nossa senhora das graças.
do papicu:
grande circular I :
pedir para descer na escola flavio marcilio, pegar a av. pasteur e andar ate a rua nossa senhora das graças.
Pra quem vem do centro:
ônibus nossa senhora das graças na praça da estação: pedir para descer após o boleiro. passa em frente!
ônibus beira rio: descer na escola Flavio Marcilio.










SOBRE O PIRAMBU

Um pouco de história
Um dos primeiros momentos da História do Ceará, no qual o Pirambu é citado, é a seca de 1932, quando neste local foi instalado um dos Campos de Concentração no Ceará. O Campo do Pirambu ou Campo do Urubu, como ficou este conhecido.2
O Pirambu já foi divulgado na mídia como um grande favela que ocupava todo o litoral oeste de Fortaleza. Este cenário começou a mudar a partir dos anos 1960, quando os moradores contam com o apoio do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e da Igreja Católica junto à imprensa Jornalística. A Igreja desempenhoupapel fundamental, com a criação do Plano de Recuperação do Pirambu em maio de 1960. A principal figura da igreja foi o Padre Hélio Campos, que contribuiu para chamar a atenção da Administração pública pelas emissoras de rádio e jornais para atender a demanda dos moradores do Bairro. Com a ajuda do Padre Hélio Campos, ocorreu no dia 01 de Janeiro de1962, a Marcha do Pirambu, cujo o objetivo foi reivindicar a desapropriação das terras obtidas com o Decreto Lei nº1058 de 25 de maio de 1962. Esta passeata reuniu 20 mil pessoas no seu percurso até o centro da cidade.
Após a Marcha do Pirambu, o Bairro contou com o apoio de políticos influentes, como o entãoMinistro de Viação e Obras Públicas do governo de João Goulart, senhor Virgílio Távora. Neste momento, as terras passaram a pertencer à União. Esta instância concedeu à igreja aresponsabilidade de administrá-las. Não suportando as ações impostas pela Congregação, os moradores entraram em conflito com esta. Na tentativa de apaziguar e desarticular o movimento, o Padre Hélio Campos foi transferido para o Maranhão, e o Grande Pirambu foi dividido com a construção de duas paróquias, originando dois bairros com seus respectivos nomes, a paróquia da Nossa Senhora das Graças e a do Cristo Redentor. Esta divisão também promoveu a origem de líderes comunitários que formaram várias associações na luta pela melhoria do Pirambu.
Em 1973 foi construída a avenida Presidente Humberto de Alencar Castello Branco (Leste-Oeste), com o objetivo de ligar a zona industrial na Barra do Ceará à zona portuária doMucuripe. A partir deste momento, o Pirambu recebe nova delimitação, passando a ser dividido pela avenida Leste-Oeste. Deste modo, Pirambu é somente a parte do lado do mar, enquanto que os moradores do lado oposto tentam se distanciar da imagem ruim associada ao lado do litoral. Neste momento ocorre a transformação da praia da Leste-Oeste em local de lazer popular.
Curiosidade: Pirambu, em tupi-guarani, quer dizer peixe-roncador, daqui vem nome deste bairro, o qual foi dado devido ao peixe Sargo-de-beiço, também conhecido como Pirambu.
*dados do winkpedia.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário