quarta-feira, 1 de abril de 2015

CONVOCATÓRIA PARA REALIZAÇÃO DO II SABACU DA ARTE NO SISTEMA


CONVOCATÓRIA PARA REALIZAÇÃO DO II SABACU DA ARTE NO SISTEMA



  1. II SABACU DA ARTE NO SISTEMA
1.1. O Sabacu da arte no sistema é uma movimentação dos grupos Teruá e Complexo de teatro, sediados no bairro Pirambu, que nasceu com o objetivo de questionar as políticas relativas a cultura, refletir sobre propostas de melhoramento das mesmas, além de criar práticas de relacionamento entre grupos culturais e sociais, a partir das realidades e demandas dos mesmos.
1.2. Para a 2º edição do evento, que deverá ocorrer em junho de 2015, os grupos e artistas independentes deverão se voltar para a questão do acesso à cultura, voltando-se para o público na sensibilização e na criação de práticas de formação de plateia.
1.3. Se a arte é comunicação e se a mesma tem um papel na sociedade onde está inserida, está mais do que na hora de os artistas tomarem consciência desse papel, assumindo para si a responsabilidade de dialogar junto ao público a respeito de suas necessidades relacionadas a cultura.
1.4. Acreditamos que já é hora de não mais esperar apenas pela ação dos governos para que atividades de formação de plateia existam. Mesmo porque, a atuação dos governos e dos equipamentos culturais não abarcam as nossas demandas, e não vem sendo capazes de formar um público que, de fato, seja capaz de refletir sobre a realidade em que vive, capaz de refletir sobre si mesmo e que se entenda necessitado de cultura.
1.5. O II Sabacu da arte no Sistema deverá investir em atividades formativas, atividades em espaço aberto, intervenções urbanas, atividades que mostrem os bastidores da produção de arte, de forma a facilitar a acessibilidade de arte de qualidade para pessoas que ainda não sejam consumidoras de arte, para que as mesmas entrem em contato com arte e seus fazedores “cara-a-cara”.
1.6. Para isso estamos convocando artistas e grupos que desejem junto ao grupo Teruá e Complexo de teatro ser realizadores do Sabacu 2015.


  1. O que fazem os realizadores?
2.1. Os realizadores são grupos que se identificam com a ideia do Sabacu e que desejam estar junto na sua construção, execução e pós-produção, assumindo assim responsabilidades e colhendo os frutos da mesma.
  1. Como se inscrever?
3.1   Cada grupo poderá apresentar sua proposta de ação para o II Sabacu através do formulário de inscrição disponível no link: http://goo.gl/forms/A1fJNMa9CM até o dia 10 de abril de 2015.
3.2. As propostas serão lidas e discutidas pelos grupos Teruá e Complexo de Teatro e serão escolhidas as propostas com maior adesão por parte dos presentes e/ou que se adequem melhor as questões relacionadas a acessibilidade.
3.3. Os interessados poderão apresentar suas ideias para construção do II Sabacu.
3.4. As ideias devem propor ações relacionadas ao acesso a Cultura para todos.
3.5. As ideias poderão abarcar pelo menos um desses pontos:
3.5.1 Práticas ambientais,
3.5.2.Práticas de inclusão social,
3.5.3.Práticas de geração de renda,
3.5.4.Práticas de valorização da Juventude
3.5.5.Práticas de iniciação Infantil em atividades culturais
3.5.6.Práticas de conscientização sobre a igualdade de gênero
3.5.7. Práticas de valorização da cultura tradicional
3.5.8. Ações de formação voltadas para cultura
3.5.9. Práticas de conscientização contra o preconceito por orientação sexual
3.5.10. Práticas de conscientização contra o preconceito racial.
3.5.11.Praticas de conscientização contra a intolerância religiosa
3.6. Todas as propostas terão retorno, ainda que não sejam as que serão realizadas no II Sabacu.
3.7. Os responsáveis pela(s) proposta(s) escolhida(s) serão contatados por e-mail e chamados para construção coletiva do II Sabacu da arte no Sistema.
4. E quem quer apresentar trabalhos?
- Será lançada em Abril uma nova convocatória para grupos que desejem apresentar trabalhos artísticos no evento
Mais informações e duvidas para o E-mail:
sabacudaartenosistema@gmail.com




















Nenhum comentário:

Postar um comentário