segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

PROVOCATÓRIA PARA O III SABACU DA ARTE NO SISTEMA - TERRITÓRIOS LIVRES



                                                                                                                                              

 O Sabacu da arte no sistema é uma movimentação dos grupos Teruá e de artistas independeste do bairro Pirambu, que nasceu com o objetivo de questionar as políticas relativas a cultura, refletir sobre propostas de melhoramento das mesmas, além de criar práticas de relacionamento entre grupos culturais e sociais, a partir das realidades e demandas dos mesmos.                                                                     
Para a Terceira edição do evento,O tema escolhido para este ano foi "territórios Livres", pretendemos debater sobre territorialidade e cultura, promovendo ações que venham a fortalecer o território do Pirambu e de outros que queiram estar conosco nessa empreitada.                                                  
O Sabacu da arte no sistema 2016, será realizado em dois ciclos de ações de três (3) meses. Sendo o primeiro realizado no primeiro semestre nos meses de Maio, junho e julho de 2016, e o segundo no segundo semestre em meses ainda a serem determinados. Artistas e colaboradores em geral poderão colaborar de várias maneiras. Para facilitar e organizar a atuação do Sabacu, dividimos as proposições em eixos de atuação. São eles:



A).EIXO 1: PRAÇA-ESCOLA: 
Neste eixo, o sabacu da arte no sistema receberá propostas de ações formativas diversas. Podem ser oficinas, mini-cursos- debates, rodas de conversa, ações de leitura voltadas para cultura e áreas afins. A ideia é que durante 3 (três) meses essa programação formativa venha a integrar a "A praça-escola-livre". A nossa intenção é criar uma escola da praça onde crianças, adolescentes, jovens e adultos possam se utilizar da praça como espaço de aprendizado, durante 3 meses. A grade da praça-escola estará disponível de acordo com a disponibilidade de oficinas inscritas para o sabacu. Ao inscrever uma ação formativa, o ministrante deverá incluir uma breve descrição, quantidade de horas de aula e disponibilidade de horários. A praça-escola-livre estará sediada na praça do Chafariz.

B) EIXO 2: VIVÊNCIAS DE TERRITÓRIOS LIVRES
As "vivências de territórios livres" serão processos de formação e compartilhamento de estudos, práticas e metodologias. Está sendo pensado para ajudar a criação e o fortalecimento de movimentos socio-culturais em territórios especificos. Haverá momentos para estudo e debates voltados para cultura e territorialidade. As vivências acontecerão no EITA, num primeiro momento. Os interessados deverão se inscrever , e já mencionar no ato da inscrição os territórios nos quais desejam atuar. A idéia é que o movimento possa interagir diretamente com os territórios inscritos.

C) EIXO 3: PERCURSOS CRIATIVOS

Nesse eixo recebemos propostas de cunho itinerante ou que interfiram diretamente, geograficamente e esteticamente no território urbano do bairro Pirambu. São bem-vindas: instalações, propostas de percursos históricos, intervenções urbanas, grafiti, stencil, dentre outras possibilidades.

D) EIXO 4: ARTE E ESPAÇO

Neste eixo estamos abertos a propostas variadas de arte e cultura! Podem ser apresentações de dança, circo, teatro, música, exposições fotográficas,  exibição de videos, cultura popular, dentre outras. Os interessados devem indicar no ato de inscrição mês (maio, junho ou abril) , local e dia da semana de sua preferencia.  PARTICIPAÇÃOOs locais disponíveis serão o Eita, a praça do Chafariz, o Calçadão do Vila do mar, e o parque oeste.

E) FEIRA ALTERNATIVA
um espaço para venda e troca de materiais, preferencialmente artesanais e ecológicos  A feira alternativa deverá acontecer no Calçadão do Vila do Mar atrelada a programação cultural que o Sabacu promoverá no local.

 PARTICIPAÇÃO

Estamos convocando artistas e grupos que desejem realizar atividades culturais no Sabacu da arte no sistema 2016. Não há curadoria. Todos os grupos inscritos terão retorno sobre dia, horário e condições para apresentação. 

Os responsáveis pelo Sabacu não garantem recursos financeiros  tais como cachê, transporte ou ajuda de custo para os participantes. O movimento acontece desde sua origem sem qualquer tipo de financiamento. Este ano, os responsáveis estarão em busca de financiamentos e doações para garantir condições minimas aos participantes. No entanto, ressaltamos que o movimento acontece de forma independente e alternativa, onde as condições do que poderá ser oferecido aos participantes só poderá ser especificado posteriormente, considerando obviamento as devidas necessidades de cada artista ou coletivo.

Necessidades especificas de cada trabalho devem ser especificados no ato da inscrição para que os responsáveis possam buscar condições favoráveis.

É possível garantir hospedagem e alimentação solidária e colaborativa aos participantes que assim necessitem.

Não será permitida cobrança de ingressos para os espetáculos.

   Os artistas têm total liberdade de passar chapéu ou caixinha para contribuições voluntarias do público em suas apresentações, bem como de vender produtos para garantir sua sustentabilidade.

Como se inscrever?

Cada grupo poderá apresentar sua proposta de ação para o Sabacu através do formulário de inscrição disponível no link https://docs.google.com/forms/d/1bTTdMa-8LTse6YTEd0C4haD3WJ1y768DanDJoDVvTak/viewform?c=0&w=1 ou fazer sua inscrição presencial no EITA – Espaço interativo de Trabalhos artísticos (Rua Nossa Senhora das Graças 958, pirambu

 Os responsáveis pela(s) proposta(s) escolhida(s) serão contatados por e-mail e chamados para construção coletiva do movimento.


Mais informações e duvidas para o E-mail:

85 86900037

4 comentários: